sexta-feira, 27 de abril de 2012

Conheça a autora Adriana Aguiar e sua obra!!

Olá, amigos das ideias!
Como já e de conhecimento geral, a política por aqui é: temporada de novas ideias permanentemente aberta, então dentro deste espírito, vamos conhecer a escritora carioca Adriana Aguiar, que se dedica a escrever tanto para adultos quanto para crianças. E tem mais uma oportunidade de conhecê-la melhor ainda ganhando dois livros escritos por ela: basta participar da promoção elaborada pelo Recanto do escritor , o blog pra lá de bacana do amigo das ideias e escritor Sergio Carmach.
"Bora" participar e conhecer novas ideias!!!!! Segue o post aí, moçada!
bjokk,
Cármen.


Promo de Adriana pelo escritor Sérgio Carmach

Para participar da promo abaixo, lançada pelo escritor Sérgio Carmach, visite o Recanto do Escritor.

Promo Adriana Aguiar Ribeiro

Sorteio de dois livros da autora

Olá, amigos!
Conforme prometemos, faremos uma promoção com dois livros da autora Adriana Aguiar Ribeiro: Puny em Alto-mar (Ed. Litteris) e Vivendo Bem com o que Você Tem (Ed. Scortecci). O primeiro é voltado para o público jovem e, além do texto, traz belas ilustrações. O segundo é voltado para os adultos e não é apenas bom de se ler, mas também muito útil. Com uma bela encadernação em papel pólen, ele dá uma excelente lição de economia doméstica (coisa que a maioria dos brasileiros precisa muito rsrs) em 91 páginas bem estruturadas.

Para participar é facílimo. Basta:
1- Seguir este blog
2- Seguir o blog da autora
3- Comentar aqui

Quando o Recanto chegar a 730 seguidores, faremos o sorteio.
Valorizem o escritor brasileiro!
Um grande abraço

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diz-me com quem andas e te direi quem és, por isso, um livro é sempre uma ótima companhia

Um dia para celebrar o livro

Hoje, 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

    Instituído pela Unesco em 1996, a escolha do dia deve-se ao fato de que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep  Pla, teriam nascido ou morrido nesta data ao longo em diferentes  períodos da história.
Esta data teve a sua origem na Catalunha, região da Espanha, onde nasceu Miguel de Cervantes, o incomparável escritor criador de Dom Quixote de La Mancha, seu fiel escudeiro Sancho Pança e do inseparável cavalo Rocinante. A partir de 7 de outubro de 1926, a data  passou a ser mundialmente comemorada, tendo sido proposta pelo escritor e editor espanhol Vicent Clavel Andrés à Câmara Oficial do Livro de Barcelona. O governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
Aos amigos das ideias, então só me resta desejar o seguinte:
BOAS LEITURAS O ANO TODO!!!

Paginas e páginas de abraços,
Cármen Machado.

domingo, 22 de abril de 2012

Evento literário gratuito abordará etapas da produção editorial

Olá, amigos das ideias!
Dica de atividade imperdível para o pessoal de São Paulo e arredores ou que estejam planejando dar uma chegada por lá.
Aproveitem!


Evento literário gratuito abordará etapas da produção editorial


O LIVROS EM PAUTA – ENCONTRO DE LEITORES COM ESCRITORES E OUTROS PROFISSIONAIS DO LIVRO ocorrerá em 09 de junho de 2012 e abordará alguns temas que envolvem produção, distribuição e demais etapas do processo editorial

O evento contará com dois auditórios, um com 50 e outro com 60 lugares, onde acontecerão palestras, debates e mesas-redondas com profissionais da área.

Todas estas atrações são gratuitas e estarão reunidas no China Trade Center, na zona Sul de São Paulo. Para a programação nos auditórios é necessário retirar senha com 30 minutos de antecedência. Quem não puder comparecer poderá assistir às atividades online por intermédio de exibição via twitcam. Basta acessar o website do evento e se conectar: www.livrosempauta.com


Enquanto as atividades acontecem nos auditórios haverá uma feira de livros no saguão do China Trade Center. “Queremos oferecer livros a preços populares”, explica o criador e organizador do evento, o escritor Edson Rossatto. “Teremos livros que custarão a partir de R$ 4,90”, completa. Rossatto estima que comparecerão cerca de 600 pessoas, entre leitores, escritores amadores e demais profissionais do livro.

Entre os nomes confirmados estão os escritores de micronarrativas Samir Mesquita, Wilson Gorj, Tiago Moralles e Carlos Seabra, o advogado especialista em direitos autorais Gilberto Maryot, os editores Ednei Procópio e Maurício Muniz, a escritora e preparadora de originais Helena Gomes, o assessor de imprensa especializado no mercado editorial Jota Silvestre, os capistasRafael Victor e Welby Dantas e os livreiros Daniel Honorato e Rafael Seibel.

Abaixo programação completa:

10:30 – (Auditório 1) Palestra “Bastidores editoriais: o funcionamento de uma editora”, com Ednei Procópio
11:00 – (Auditório 2) Palestra “Direitos Autorais: princípios e conceitos básicos que todo escritor deve conhecer”, com com Gilberto Maryot
13:00 – (Auditório 1) Palestra O livro na mídia: como divulgar lançamentos, com Jota Silvestre
13:00 – (Saguão) Lançamento de livros
13:30 – (Auditório 2) Debate “Literatura minimalista: tendência, modismo ou um novo gênero?”, com  Samir Mesquita. Tiago Moralles, Carlos Seabra e Wilson Gorj, sob mediação de Edson Rossatto
15:00 – (Auditório 1) Palestra “Preparação de Originais: o ajuste profissional no texto do autor”, com Helena Gomes
15:00 – (Saguão) Lançamento de livros
16:30 – (Auditório 2) Debate Vitrines e Prateleiras: quais são os critérios utilizados pelos livreiros para expor um livro?, com Daniel Honorato e Rafael Seibel, sob mediação de Maurício Muniz
17:00 – (Auditório 1) Debate “Julgue pela capa: conceitos de desenvolvimento da “cara” do livro”, Rafael Victor e Welby Dantas, sob mediação de Chico Anes
18:30 – (Saguão) Lançamento de livros

Serviço:
LIVROS EM PAUTA – ENCONTRO DE LEITORES COM ESCRITORES E OUTROS PROFISSIONAIS DO LIVRO
Data: 
09 de junho de 2012, das 10h às 20h
Entrada: Gratuita
Local: China Trade Center - Rua Pamplona, 518 – Cerqueira César – São Paulo
Informações: (11) 2943-7687
Promoção e realização: Andross Editora
Patrocínio: China Trade Center, Editora Europa, Gráfica Viena
Apoio: Okê Representações
Media Partner: Revista Fantástica

segunda-feira, 16 de abril de 2012

3a. SEMANA DO LIVRO DE GUAÍBA

Salve amigos das ideias, hoje venho trazer para vocês a divulgação de um evento muito importante para a cultura da nossa cidade, trata-se de mais uma edição da Semana do Livro de Guaíba:

De 18 a 23 de abril vários espaços de Guaíba estarão mobilizados em função de mais uma edição da Semana do Livro. Em sua terceira edição, o evento contará com escritores, mostra de cinema, debates e distribuição de livros livres. 
Confira a programação:




 AMIGOS DAS IDEIAS DE PORTO ALEGRE E ARREDORES: NÃO PERCAM!

Abraços literários,
Cármen Machado.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Guaíba dentro das quatro linhas


    Uma "ola", para  os amigos das ideias. Sim, pessoal, "ola", e não olá porque o assunto literário de  hoje é futebol e todo mundo sabe que "O futebol é uma caixinha de surpresas."
Que brasileiro já não ouviu essa frase pelo menos uma vez na vida?
A resenha de hoje, para os entendidos, ou não, aficionados, ou não, é  uma surpresa futebolística que chega até nós através de "Histórias do futebol guaibense",  nas palavras bem humoradas do jornalista, radialista e, é claro, boleiro "desde piá", Neimar Duarte.
Porto-alegrense de nascimento e  morador de Guaíba, Neimar acumulou ao longo dos anos uma série de histórias vividas ou  presenciadas dentro das quatro linhas (em alguns casos até fora delas, esperem e verão do que falo) do futebol amador de Guaíba entre as décadas de 60 e 90, em várias categorias. Em breves páginas, com a leveza e a descontração de uma roda de amigos, as histórias vão sendo apresentadas, juntamente com os atores/jogadores -  "cada figura  que era uma coisa", como diz o autor em Gol contra (pág. 06) - que protagonizam situações tão características quanto seus nomes, como por exemplo, o Chico Bofetada, Roda Baixa, Melão... e não digo mais para não estragar a surpresa de vocês.

K-sucos
"Nós tínhamos o CR Flamengo, que foi fundado pelo saudoso Alamir, pelo Fernando Munhoz, pelo Rogerinho, pelo Beti, pelo Osvaldo Banana, e tantos outros. Em uma determinada noite, na oficina do Alamir, na Rua São Paulo/Parque 35, após a reunião, como era de praxe, aquele churrasco com cerveja para eles e refrigerante para mim. Lá pelas tantas, terminou a cerveja e o refri., Saíram para comprar mais cerveja e já vinham retornando quando se lembram do meu refrigerante. Voltaram ao bar e não tinha refri. Aí me trouxeram dois saquinhos de K-suco.
Logicamente que foi uma gargalhada geral e eu ainda tive que tomar os K-sucos."  
(pág. 14)

    Pelo trecho acima, percebem os amigos porque falei que as histórias nem sempre vêm de dentro das quatro linhas, certo? Mas nem por isso são menos pitorescas. Celular perdido, bola furada, galinhas e cavalos também estão presentes nesta crônica  que mostra uma parte do futebol de Guaíba, narrada pelo ponto de vista de quem as viveu (e vive) na ponta da chuteira.
   Ainda que não fossem suficientes as boas e saudáveis gargalhadas que Neimar Duarte compartilha com  os amigos do futebol, 50% da renda da venda do livro está sendo doado para a APAE de Guaíba. Uma excelente ação de cidadania, não acham, amigos. Faça também a sua parte!



Neimar Duarte, autor de  "Histórias do Futebol guaibense", jornalista,  atua como colunista do Jornal "O Guaíba" e no Blog    http://neimar-duarte.zip.net/    e comunicador da Rádio Jovem FM  

    Por hoje está dado o recado, meus queridos amigos, em breve  cá estaremos compartilhando mais alguma ideia de canário.
E não esqueçam da promoção "Rumo aos 100 amigos das ideias".


Abraços  literários!
Cármen Machado.